Segundo registros científicos, os escorpiões existem há mais de 400 milhões de anos. Atualmente já estão catalogadas cerca de 1600 espécies, 140 no Brasil.
Características
– Suas cores variam do amarelo palha ao negro total, passando por tons intermediários, como o amarelo-avermelhado, vermelho-amarronzado, marrom e tons de verde ou mesmo de azul.
– Têm geralmente hábitos noturnos quando caçam e se reproduzem. Sua alimentação é baseada em insetos como cupins, grilos, baratas, moscas e mutucas, e também aranha.
Curiosidade:
Quando há falta total de alimento, os animais desta espécie praticam o canibalismo para sobreviver, ou seja, devoram seus semelhantes. Os escorpiões conseguem comer quantidades imensas de alimento, mas conseguem sobreviver com 10% da comida de que necessitam, podendo passar até um ano sem comer e consumindo pouca água. quase nada durante sua vida inteira.
Previna os acidentes
O ataque de um escorpião, dependendo da espécie, pode até matar uma pessoa adulta. Como só atacam o homem quando se sentem acuados, anote algumas medidas básicas para evitar acidentes:
– Sacuda e examine calçados e roupas antes de usar;
– Mantenha limpos os locais próximos a residências evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção;
– Mantenha o ambiente familiar livre de baratas, que são reconhecidas como um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos;
– Não coloque mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas;
– Use sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem;
– Use telas em portas e janelas;
– Use ralos protetores;
– Crie aves domésticas em zonas rurais, que agem como predadores naturais;
– Em áreas com incidência de escorpiões, mantenha as camas a uma distância mínima de 10 cm das paredes.